quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Recordar é viver!

O mês está nostálgico para nós do Ciência Informativa. Foi um ano de muito trabalho, muitas conquistas, muitos temas! Tivemos colaboradores, realizamos palestras, tivemos inúmeras reuniões, trocamos incontáveis e-mails e o mais importante: fizemos novos amigos, vocês, nossos queridos leitores!
Como recordar é viver, vamos relembrar alguns momentos do nosso blog! A começar pela inauguração, junto com o Workshop de Biossegurança e Responsabilidade na Pesquisa da ASM.
Workshop de Biossegurança e Responsabilidade na Pesquisa (ASM) seguido do lançamento do blog Ciência Informativa.

Dentre os diversos temas abordados, o texto Florestas são importantes apenaspara evitar racionamento?” da Patricia Sujii repercutiu grandemente, refletindo a importância e atualidade do tema. A crise hídrica tem afetado muitas cidades e tornou-se motivo de preocupação para empresas e cidadãos. Outro texto, da colaboradora Bruna Durante, chamou muita atenção por abordar Bactérias como fertilizantes naturais de plantas, um assunto que gera interesse na população, uma vez que é uma alternativa aos fertilizantes químicos que podem causar danos ao meio ambiente.
Outro tema, sugestão de um dos nossos leitores e que mostrou-se ser muito atual foi AIDS. Da descoberta da doença à descoberta da origem” de Nathália de Moraes. Uma doença que afetou e afeta muitas pessoas, ainda desperta muita curiosidade. Como pensamos muito na nossa saúde, outro texto que repercutiu grandemente em nosso blog foi Ciência Informativa discute: Mosquistos Transgênicos” de Patricia Sujii. Os números da dengue quebraram recordes esse ano e uma das alternativas de controle para a mesma foi a inserção de mosquistos transgênicos na cidade de Piracicaba.
O Ciência também abordou questões da nossa vida prática, como Alimentação Saudável x Alimentação Sustentável: Qual a diferença?” da Nathália Brancalleão. Fala-se muito sobre esses dois conceitos atualmente e, apesar da aparente similaridade nos conceitos, eles fazem referência a ações muito diferentes. E no texto As novas descobertas da ciência e o Câncer de Pelede Jaqueline Almeida, relembramos a importância do cuidado à exposição ao sol.
Tivemos textos temáticos sobre Comunicação da Nathália de Moraes e, mais recentemente, sobre Comportamento animal e sexualidade da Patricia Sujii. Tivemos ainda, um mês inteiro voltado aos micro-organismos! Em julho, iniciamos nossas publicações também em inglês, visando expandir ainda mais o número de pessoas atingidas pelo nosso blog! E para essa tarefa, ganhamos mais um membro, Thomaz Offrede!
E como não lembrar a entrevista ao TV USP? Ou do nosso primeiro Workshop sobre divulgação científica, que contou com alunos de graduação de diferentes faculdades do país?
Quem escreve aqui é Maria Letícia, responsável pela correção e edição dos textos que a Jack, Nathy, Na e Patricia dedicam-se tanto para escrever. Com o fechamento deste primeiro ano, ficam as expectativas para um novo ano, com novos projetos, novos desafios, novos temas e colaboradores.
Este mês, estamos em festa! Venha comemorar com a gente!!

Abraços,


Equipe Ciência Informativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário