Quem somos nós?



Quem sou eu?
Sou Jaqueline Raquel de Almeida, tenho 22, sou nascida e criada em Jaú/SP, mas moro em Piracicaba/SP desde 2010.
O que faço?
Sua aluna de graduação do curso de Ciências Biológicas na ESALQ/USP e desenvolvo projeto de iniciação científica no Departamento de Genética da mesma instituição. Em meu atual projeto, trabalho com o estudo do genoma mitocondrial de um fungo causador da ferrugem em Eucalyptus spp.
Por que estou aqui?
Tive a oportunidade de conhecer a ideia deste blog dentro do grupo ASM e me encantei com a possibilidade de compartilhar o conhecimento acadêmico com todas as pessoas que tem interesse sobre as novidades da ciência, sejam elas adolescentes, jovens, adultos, e até mesmo colegas do meio, que possam nos ajudar a melhorar ainda mais este canal de informação. 

Quem sou eu?
Maria Letícia Bonatelli tenho 27 anos, sou de Campinas mas moro em Piracicaba há quase 5 anos.
O que faço?
Bióloga formada pela UNICAMP e doutoranda pelo Dpto. de Genética da ESALQ/USP. Meu projeto de doutorado é sobre micro-organismos contaminantes da dorna de fermentação de cana-de-açúcar para a produção de etanol.
Por que estou aqui?
Sempre gostei da ideia de divulgar ciência, na graduação me aventurei um pouco nessa área e fui até parar na faculdade de Jornalismo da USP por um semestre. Hoje, com o blog Ciência Informativa, espero chegar um pouco mais perto do meu ideal de extensão universitária e, de fato, divulgar ciência para todos!

Quem sou eu?
Nathalia Brancalleão tenho 22 anos, sou de Jaú, interior de São Paulo, mas moro há quase 4 anos na cidade de Piracicaba.
O que eu faço?
Estudante de Ciências Biológicas da ESALQ/USP, estagiária no Dpto. de Genética e bolsista de iniciação científica pela agência FAPESP. Meu projeto é sobre a expressão de pectinases durante a infecção do eucalipto pelo fungo Puccinia psidii, agente causal da ferrugem.
Por que estou aqui?
Acredito que o conhecimento deva ser compartilhado com toda a sociedade, pois apenas juntos podemos “mudar o mundo”. Com o blog Ciência Informativa buscamos levar o conhecimento científico de forma clara e simplificada para fora das universidades, possibilitando às pessoas acesso fácil à informação. 


Quem sou eu?
Meu nome é Nathália de Moraes, tenho 24 anos, nasci em Santa Bárbara d’Oeste/SP e desde o segundo ano da graduação (2010) moro em Piracicaba/SP, onde estudo.
O que faço?
Me formei em Ciências Biológicas na ESALQ/USP e desde a iniciação científica trabalho com genética de microrganismos que causam doenças em plantas. Durante a graduação meus estudos foram focados em genômica comparativa e anotação de genes em duas subespécies de Leifsonia xyli. Agora no mestrado meu objetivo é a caracterização de um gene mitocondrial em 4 fungos que causam doença na videira.
Por que estou aqui?
Sempre gostei de tecnologias e de “expandir”, compartilhar conhecimentos com as pessoas (até por isso também tenho formação em licenciatura). A ideia de divulgar ciência em um blog, aproveitando da facilidade que a tecnologia nos proporciona atualmente, uniu perfeitamente esses dois gostos! Além disso, poder dividir ideias, conhecimentos e notícias é uma forma de estender o que eu já aprendi durante meus estudos e assim tentar fazer diferença na sociedade. Para mim, o conhecimento só é “realmente” conhecimento quando ele é compartilhado!


Quem sou eu?
Patricia Sanae Sujii tenho 28 anos e sou de Brasilia. Atualmente, moro em Piracicaba, onde desenvolvo meu projeto de doutorado. 
O que faço?
Sou bióloga formada pela UnB e desde o mestrado estudo na Unicamp, no programa de pós-graduação em Genética e Biologia Molecular. Minha especialidade é genética de populações e uso isso como uma ferramenta para ajudar a proteger e recuperar as matas.
Por que estou aqui?
Nos últimos anos tive a oportunidade de conhecer muitas pesquisas muito interessantes das mais diversas áreas, porque tenho amigos que tiveram paciência de me explicar as coisas de forma simples e acho que todos deveriam ter acesso a esse conhecimento. Então, vejo esse blog como um meio de levar o conhecimento acadêmico pra fora da universidade.


Quem sou eu?
Sou Thomaz Offrede, tenho 21 anos, e moro em Brasília, onde nasci e fui criado.
O que faço?

Sou estudante de graduação em Letras – Inglês na UnB. Estudei Psicologia por 3 anos, o que incentivou muito o meu gosto por ciência. No momento, a minha maior área de interesse é a Linguística.
Por que estou aqui?
Penso que a informação e o conhecimento são fundamentais para o desenvolvimento da qualidade de vida de uma população. Acredito, também, na quebra de fronteiras (especialmente linguísticas) quando se trata de compartilhamento de saberes.





Nosso símbolo
Ao longo dos anos, pessoas têm usado garrafas ou qualquer recipiente vedado para mandar mensagens pelo mar. Marinheiros usaram para mandar mensagens para casa ou para avisar a outros navios sobre perigos; náufragos pediram socorro e mandaram a última mensagem de amor; e até cientistas usaram para tentar descobrir de onde vem a água do Mediterrâneo ou para relatar uma descoberta, caso não conseguissem voltar da expedição.
Nosso símbolo é composto por um erlenmeyer (recipiente de vidro muito usado em laboratórios), que aqui representa a pesquisa, e o papel dentro da "garrafa" onde estão as informações que mandamos de dentro da universidade para nossos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário